Você só foi e fez isso!
Você deu o salto, transformou essa ideia genial em uma mina de ouro em potencial… e agora você está absolutamente cagando.
Cada movimento que você faz agora é decisivo para a sua marca e, em um mundo pós-pandemia, você sabe que o mercado estará cheio de novos candidatos no espaço procurando arrebatar o tesouro do seu tesouro: então como você prova que os céticos estão errados e deixa os torcedores orgulhosos? Obviamente, você está planejando hospedar todos em seu iate para uma grande explosão, mas há alguns níveis que você precisa concluir primeiro para terminar o jogo com uma pontuação alta…
- Marca
Antes de postar QUALQUER COISA nas redes sociais, antes de entrar em contato com aquele web designer que seu amigo usou para isso em 2017, antes mesmo de pagar alguém no Fiverr para criar seu logotipo, você deve saber o seguinte:
- Quais valores minha marca representa?
- Que tipo de personalidade minha marca tem?
- Como minha marca vai falar com as pessoas?
- Que tipo de público devo segmentar?
Todas essas coisas serão incorporadas a absolutamente tudo o que você fizer com sua marca desde o primeiro dia, portanto, não as ignore ou decida retroativamente: essas são as bases.
- Local na rede Internet
Você poderia acertar tudo. Um ótimo produto, um preço brilhante, o tom de voz perfeito, um “de morrer, querida!” paleta de cores e um feed elegante do Instagram AF, mas se você está direcionando os clientes para um site que parece que meu sobrinho fez (para sua informação, ele é talentoso, mas ele tem apenas 6 anos), você não vai converter esses clientes em compradores.
Pegue. Sua. Local na rede Internet. Procurando. Bom. Ou. Nada. Vai. Salvar. Você.
- Marketing de mídia social
Se uma marca é lançada e ninguém a vê nas redes sociais, ela existe?
Bem, obviamente, somos tendenciosos, mas esta é uma ótima oportunidade para fazer as pessoas se interessarem pelo que diabos você está tentando vender para elas, porque 54% dos usuários pesquisam produtos através das mídias sociais.
Lembre-se do ponto 1 sobre branding? Sim, bem, isso se aplica fortemente aqui também, então lembre-se dessas coisas…
O marketing social feito corretamente requer um investimento de tempo e dinheiro, portanto, não corra antes de poder caminhar, mas fique tranquilo que você pode obter resultados RÁPIDOS quando o faz bem. Aqui está um pequeno roteiro passo a passo útil para guiá-lo para o sucesso (de nada):
- Bloqueie seus identificadores sociais para TODAS as plataformas possíveis. Você não precisa postar neles imediatamente, mas como os canais sociais são um ponto de contato tão importante para a maioria dos consumidores, recomendamos que você tire esses contatos do mercado PRONTO.
MAS ESPERE – a alça que você precisa para sua marca não está disponível? Este pode ser um conselho controverso, mas eu iria em frente e mudaria o nome da sua marca! Para muitas marcas, o marketing de mídia social pode ser o maior gerador de receita para elas, e digamos que @TheRealDonaldTrump se parece menos com notícias falsas do que @TrumpDonaaaald1234567, então provavelmente vale a pena gastar mais £ 4,99 em um novo domínio da web GoDaddy, apenas dizendo .
- Comece a construir seu feed orgânico antes de investir em publicidade paga. Os consumidores modernos são espertinhos; eles farão a devida diligência antes de se separarem de seu dinheiro arduamente ganho e irão direto para suas contas sociais para fazer isso.
“Zero posts e apenas 5 seguidores? Agora há uma marca não confiável, se é que já vi uma! “
Ok, ninguém fala assim, mas você entendeu a essência.
Chamamos isso de ‘proteção social’. Por meio das redes sociais orgânicas, você adiciona outra camada convincente para impulsionar essa venda. Este é um dado claro, mas obviamente certifique-se de que o que você está postando não pareça bobo (duh). Você deve postar de forma consistente, começar a construir seguidores autênticos, começar a procurar onde você pode agregar valor aos seus clientes em potencial por meio de seu conteúdo orgânico e também APRENDER com eles antes de começar a jogar dinheiro na mistura.
- Ok, legal, você tem um feed sólido de conteúdo saindo organicamente. Você descobriu que seu público-alvo realmente não dá a mínima para X, mas fica WILD por um pouco de Y. E agora?
Agora é hora de morder a bala e começar a injetar dinheiro nesses anúncios pagos.
AVISO: Assumir isso sem nenhuma experiência pode ser um pesadelo horrível e, muitas vezes, essa falta de know-how em torno dos meandros do marketing de mídia pago pode levar ao colapso total dos seus sonhos (festa no iate RIP), então se você pode embarcar um especialista ou 25 (* ahem *) recomendamos que você faça isso. Se eles forem bons no que fazem (* ahemmmm *), eles serão capazes de entregar um retorno sobre seu investimento que mais do que cobre a taxa de administração deles.
Se você está lendo isso, parabéns por se graduar de uma Start-Up desorganizada para uma Scale-Up completa.
À medida que sua marca evolui na adolescência, sua estratégia de marketing de mídia social também deve evoluir.
Veja como vemos:
Você sabe o que funciona, você sabe para quem funciona e agora você precisa se apoiar nesses aprendizados para impulsionar seu progresso para o próximo nível.
Mas por onde começar?
Melhore a qualidade do seu marketing
Com grande (er) poder, vem grande (er) qualidade.
Estamos falando de conteúdo, copy, direcionamento, todo o shabang precisa acompanhar o seu negócio para que sua qualidade de saída corresponda à sua marca.
Vista-se para o trabalho que deseja e faça o mercado para a escala que deseja.
Considere investir parte desse lucro que começou a rolar em alguns designers especializados, produção de mídia, redação e estrategistas experientes para ajudá-lo a expandir para o próximo nível. Se feito corretamente, ele se pagará no futuro (e mais alguns!).
Crie uma comunidade de marca
Agora que você sabe quem gosta da sua marca e por quê, você pode se apoiar nisso com algumas táticas incrivelmente fáceis de executar.
O consumidor moderno é mais leal do que o seu novo labradoodle de bloqueio, então, quando encontrar uma marca que ressoe com eles, eles serão clientes para toda a vida.
Como transformar clientes em seguidores de culto?
Esteja presente em todas as suas plataformas;
- Mantenha contato via e-mail marketing.
- Compartilhe conteúdo orgânico que os ajude a entender a personalidade, os objetivos e os valores da sua marca.
- Converse com seus fãs com o gerenciamento regular da comunidade – mostre a eles que você está lá e que se importa!
- Divirta-os com conteúdo interativo, como enquetes, iniciadores de conversas e questionários (você nunca sabe o que pode aprender com seu público!).
Os clientes tendem a seguir outros clientes. Portanto, outra ótima maneira de construir sua comunidade enquanto nutre a existente é compartilhar avaliações de clientes e UGC (conteúdo gerado pelo usuário), adicionando autenticamente uma camada de confiança para as pessoas que consideram testar o que você tem a oferecer.
Expanda seus pontos de contato de marketing
Já foi verdade que o cliente médio precisava ser atingido por 3 a 5 “sinais” de marketing de uma marca antes de se converter. Os números são ondulados agora, mas foi sugerido que, com o influxo do marketing de mídia digital e social (juntamente com a saturação do mercado e a desconfiança padrão entre os consumidores modernos), seu público pode precisar de 7 a 10 apresentações à sua marca em vários pontos de contato antes eles convertem.
Por meio de quantos dos seguintes você está alcançando ativamente novos públicos em potencial?
- Anúncios do Facebook.
- Anúncios do Google.
- Anúncios do Snapchat.
- Anúncios TikTok.
- Anúncios do Pinterest.
- Anúncios do Twitter.
- Marketing de email.
- Conteúdo do Blog.
- Marketing de influenciadores.
- Marketing orgânico: Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, Pinterest (algumas marcas estão até utilizando plataformas como OnlyFans para promover suas marcas!).
Há muito mais para adicionar a essa lista também, então considere onde seu público está gastando seu tempo e invista na construção de uma presença lá.
MAS, com esse mesmo estado de espírito, observe onde eles não são tão responsivos e ajuste seus investimentos de tempo e dinheiro de acordo.
Explorar o comércio social
Se sua marca vende produtos, agora é uma grande etapa em seu progresso oferecer a capacidade de seus clientes comprarem diretamente pelas mídias sociais.
Eu sei, eu sei, você gastou um monte de dinheiro naquele site chique e quer que as pessoas vão lá (é como usar um par de saltos fabulosos para uma reunião Zoom!), mas quanto mais cliques um navegador moderno e um comprador precisa, percorrer ativamente antes de comprar pode limitar suas vendas significativamente. Tornar uma venda o mais fácil possível para eles aumentará as conversões!
Colaborações de marketing
Ok, então aqui está a situação: você é uma marca estabelecida agora (“Olhe para mim, mãe!”), você tem uma oferta sólida e algo para realmente gritar. Então, de que outra forma você pode aumentar o reconhecimento da marca, o crescimento social e, finalmente, converter mais?
Colaborações com outras marcas e influenciadores podem ser uma ótima maneira de explorar um novo bolso de clientes com um esforço mínimo. Considere as marcas que compartilham seu público-alvo e valores e discuta a colaboração em competições e brindes nas mídias sociais para um PR fácil de executar!
Da mesma forma, muitos influenciadores ficam felizes em receber produtos ou pagamentos em troca de compartilhar seus pensamentos sobre sua marca com seus seguidores.
Para contextualizar para você, 49% dos consumidores dependem de recomendações de influenciadores para suas compras, e impressionantes 40% compraram um produto depois de ver um influenciador recomendando-o no Twitter, YouTube ou Instagram. Por meio de campanhas de influenciadores genuinamente autênticas, as marcas podem pegar carona na confiança que já estabeleceram com seus seguidores leais. De nano seguidores de até 5K a celebridades com milhões de seguidores, você pode explorar colaborações com essas figuras influentes para caber em qualquer orçamento com o qual você tenha que trabalhar.
£££
…e caso não tenha ficado claro o suficiente (porque é da natureza humana ouvir o que queremos ouvir e evitar o que não queremos!), você precisa investir mais na sua marca. Se algo está funcionando, despeje mais do seu orçamento nele. Se algo não está funcionando, descubra o motivo investindo mais do seu orçamento nele.
Parece uma farsa, certo? Você acabou de começar a angariar alguns lucros, e agora lhe dizem para gastar mais?
Confie em nós, quando você fizer certo, ele voltará!
Pouco esmagadora?
Não tem certeza do que estamos falando?
Sem tempo para fazer?
Ficou com vontade de ouvir mais?